Atividades da Semana 5

período: de 25/06/2007 à 01/07/2007

1 - Atividade proa17/18 (em Grupo)

Até o dia 28/06/2007 postem, no blog colaborativo, uma versão inicial do trabalho do grupo, trazendo tudo que já construíram até o momento. Esta versão deve seguir os itens e formato (diretrizes) previstos para a versão final, mesmo que alguns itens ainda estejam inacabados ou por construir.

Dados de identificação, nome completo dos participantes do grupo (que efetivamente estão participando da construção do trabalho);

Introdução;

Desenvolvimento: descrição da ferramenta/ambiente/aplicativo, breve história, características, finalidades, possibilidades de uso; teoria que sustenta o uso da ferramenta/ambiente/aplicativo; tutorial; propostas de usos, exemplos, projetos;

Conclusões.


2 - Atividade Individual

Durante a semana passada (semana 4), vocês acompanharam o trabalho de quatro de suas colegas (proa17/17). Analisaram os seus blogs, comentaram, sugeriram, dialogaram com eles e elas. Estes ou estas quatro colegas foram @s que se seguiam ao seu nome nos links Turma B, lista onde estavam os blogs de tod@s que cumpriram na íntegra a atividade proa17/1, até o lançamento da proa17/17. Na semana 4, vocês apresentaram, também, um relatório inicial sobre esta atividade. Agora, vamos dar continuidade à esta atividade.

Atividade proa17/19

Nesta semana, vocês prosseguirão nesta tarefa de acompanhamento. Continuem visitando os blogs d@s colegas e interagindo.

No final da semana (até 01/07), postem no seu blog um relatório final sobre esta atividade (proa17/19). Neste relatório deverão descrever as suas visitas e, também, os blogs visitados, relatar o que observaram/avaliaram em cada um deles, quais os seus comentários e sugestões, considerando o visual do blog, as alterações no modelo, ferramentas acrescentadas; as postagens, o texto, uso de imagens e outros recursos, correção das atividades postadas, etc. Justifiquem, expliquem, argumentem as suas considerações, observações e sugestões.


3 - Atividade proa17/20 (individual)

Visitar os blogs colaborativos dos demais grupos e conhecer e analisar o trabalho que está sendo realizado. Use o espaço dos comentários para comentar, criticar, propor, contribuir.

item a) Registre no seu blog as suas observações/contribuições. A lista dos blogs de todos os grupos está na barra lateral do blog da disciplina, na lista de links Grupos.

Depois do dia 28/06, e até o final da 5ª semana, acessem novamente os blogs dos demais grupos e leiam a sua versão inicial do trabalho. Usem o espaço dos comentários para continuar contribuindo avaliando, sugerindo, discutindo o conteúdo do trabalho.

item b) Poste, no seu blog, até o final desta semana (01/07) um relatório destas visitas (atividade B), pontuando o que observou em cada pré-trabalho analisado. Não basta descrever e dizer a sua opinião, justifique as suas argumentações.

4 - Atividade proa17/21 (individual)

Escolha pelo menos uma das atividades abaixo para fazer no seu blog de testes. Depois de realizar a atividade, poste (*) no seu blog da disciplina um relato sobre ela. Como sempre, neste relato compartilhe o que fez, suas dificuldades, suas descobertas, suas dúvidas.

(*) a postagem desta atividade deverá ser feita usando a possibilidade de postar por correio eletrônico (email).

Na atividade proa17/7, vocês verificaram a configuração (definições) do blog de vocês. No item . Email do tutorial, vocês determinaram um endereço de email para postagem por email.

Quem se esqueceu deste endereço entre no seu blog, em Definições/Email e verifique. É o segundo endereço, abaixo do qual tem um quadrinho marcado publicar.

Para postar por email, escreva a postagem numa mensagem do seu cliente de correio eletrônico (programa/página de onde lês/envias email). O que estiver no corpo da mensagem é a postagem; o que estiver no campo Assunto é o título. (imagens não são publicadas, pelo menos até onde consegui testar)

Atividades Opcionais (p/ proa17/21)

No seu blog de testes:

a) recuperar uma postagem

b) editores de blog - Write to My Blog

c) compartilhe as suas apresentações

14 comentários:

Rosângela - Blogando e Flogando pela educação disse...

Não é relativo à ativ sem 5.
Gostaria de saber como faço para colocar um texto que não está na rede (internet) para o blog?

Iris disse...

Olá, Rosângela

No caso do texto ser teu, podes colar ou digitar no teu blog. No caso do texto ser de outra pessoal, coloca uma síntese das principais idéias lidas e faz a referência, tal como farias em qualquer outro trabalho.
Era isso?
Abra@os, Iris

Beatriz disse...

Prof. como faço para editar o tutorial?? Ou melhor, onde faço o tutorial??? Quero por num link, porque é cheio de figuras, não pode ser numa postagem comum. Pensei em fazer no word e fazer link??? Preciso ajuda

Suzana Gutierrez disse...

Oi Beatriz

Algumas sugestões:

1 - Fazer sob a forma de slides (ppt) e usar o slidshare.

2 - Fazer um "blog tutorial" - criar um blog e colocar nele uma postagem para cada parte do tutorial. Colocar os links para cada postagem na barra lateral. Tipo: história, características, registro, ...

3 - Fazer num wiki (pbwiki que vocês já conhecem) e linkar no blog.

(não aconselho word)
abraço!

Beatriz disse...

Oi, prof Su: me entusiasmei com o google docs e esqueci que TUDO era p/ ser feito no blog, às vezes combinamos por email.Já publiquei os documentos de análise das colegas, mas se preferires os próximos posto direto no blog...Bia

Beatriz disse...

Profs, minha filha está doente, vou ficar de molho em casa com ela alguns dias.Minha conexão (em casa) é discada, uma porcaria. Não sei se vou conseguir fazer muita coisa... Bia

Sônia Bonfim disse...

Olá professoras, de repente me bateu uma dúvida, o que postar no blog do grupo e o que postar no blog individual?
O meu relatório individual?
Acompanhamento dos blogs dos colegas?
Visita aos blogs dos grupos?
Sei que são coisinhas bobas, mas fiquei na dúvida.
Obrigada.

Suzana Gutierrez disse...

Sonia

Na atividade, em cada parte, está explicado isso.

Veja:
Até o dia 28/06/2007 postem, no blog colaborativo, uma versão inicial do trabalho

No final da semana (até 01/07), postem no seu blog um relatório final ...

item a) Registre no seu blog as suas observações...

item b) Poste, no seu blog, até o final desta semana (01/07)

Escolha pelo menos uma das atividades abaixo para fazer no seu blog de testes...

traduzindo:

no seu blog = no teu próprio blog, ora...

no blog colaborativo = no blog do grupo (atividade em grupo)

abraço!

Sônia Bonfim disse...

Oi!!!!
Obrigada pela explicação!!!!

Elke disse...

Olá, professora Iris.
A senhora realizou um comentário em meu blog sobre a tarefa 17/21. Fiz algumas descobertas acerca do Write to my blog, mas não havia publicado a postagem por e-mail. A primeira vez que li a tarefa, não consegui entender direito como fazer a postagem por e-mail, e depois acabei me esquecendo. Foi bom ter-me lembrado. Agora lendo novamente, acho que compreendi. Copiei o endereço do blog. O meu é elkeeb@blogger.com. Então fui ao Yahoo, escrevi a postagem, e enviei para o meu endereço do blog. É isso aí? Mas sobre o meu texto, a senhora não fez comentários, o que achou?
Obrigada!
Um abraço.

Suzana Gutierrez disse...

Oi Elke

O endereço para postagem por email é um endereço que tem uma parte "secreta". Isso é estabelecido nas Configurações (definições), na aba Email e existe para que ninguém poste no teu blog. Geralmente, os endereços são, por ex: teulogin.partesecreta@blogger.com e é um endereço que não deve ser divulgado :)
Na ativ. proa17/7, tem uma explicação disso.

Sobre o teu texto: esta semana está sendo apertada para dar conta dos trabalhos em grupo e da leitura de postagens, por isso, nem todas será possível, além de ler, comentar.

Possívelmente, depois da leitura e cômputo das atividades, poderemos dar atenção especial aos comentários.

abraço!

Elke disse...

Oi, Su.
Tudo bem que este e-mail é uma parte secreta. Mas eu gostaria de saber se o que eu fiz está correto, sobre postar por e-mail? O que afinal faço com este endereço secreto que não é mais secreto, pois divulguei? Estou muito confusa.
Obrigada!

Suzana Gutierrez disse...

Oi Elke

Não fizestes correto, pois este endereço que usastes não vai funcionar. O endereço correto é o que deve ser estabelecido nas configurações do blogger (o tel que tem uma parte secreta), conforme expliquei no comentário anterior.

abraço!

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

Colaboradores

Creative Commons License Exemplo de referência para usar conteúdo deste blog:

COSTA, Iris ; GUTIERREZ, Suzana ; SILVA, Mara. Oficina de Blogs na Educação do Curso de Especialização em Informática na Educação - turma B. Porto Alegre: UFRGS, 2007. Disponível em http://proa17b.blogspot.com. Acesso em 17 mai 2007.