configurando o seu perfil e o seu blog do blogger




Para conhecer e alterar o seu perfil e a configuração de seu blog, faça o login e entre em no Painel do Blogger. (imagem acima)

.:: Perfil

Em Editar Perfil, você poderá preencher / alterar os dados do seu perfil. preencha aquilo que você julgar conveniente.

Dicas:

1 - marque o quadrinho compartilhar perfil, para que seus colegas possam identificá-la e localizar seus blogs;

2 - em Exibir Meus Blogs, você poderá selecionar os blogs a serem exibidos junto ao seu perfil, se não quiser exibir todos;

3 - em Exibir Nome, escolha um nome de exibição que a identifique. É o nome que irá nas suas postagens.

4 - para adicionar uma foto no campo Fotografia: poste uma foto sua no blog; após publicar, clique na foto com o botão direito e escolha "copiar endereço da imagem" (ou clique em propriedades e copie o endereço da foto); volte ao perfil e coloque este endereço no campo URL da Foto.

Depois de completado o perfil, clique em Gravar Perfil.


.:: Minha Conta
Acessa a sua conta no Google, mostrando todos os serviços: Gmail, Blogger, Orkut, etc.

.:: Alterar Idioma
Aqui você escolhe o idioma em que as páginas do Blogger serão apresentadas.


.::Configurações do Blog (Definições):

(as definições, em sua maioria, podem ser modificadas sempre que você quiser)

. Básico - aqui está a configuração básica do seu blog.

1 - Título: é o nome que aparece na parte superior da página.

2 - Descrição: informa de que se trata aquele blog.

3 - Adicionar este blog à lista do Blogger? Respondendo sim, o blog será público e aparecerá junto ao seu perfil.

4 - Edição Rápida: marque sim para que, estando com seu login feito e visualisando o seu blog, apareça um ícone (lápis) na base de cada postagem. Clicando neste ícone, a postagem é editada pode ser corrigida/alterada.

5 - Enviar Postagem: marque sim para exibir na base de cada postagem um ícone (envelope) que pode ser usado pelos visitantes para enviar a postagem para alguém via email.
Nas Configurações Globais, marque sim no primeiro item e não no segundo.

Nesta seção, bem no final, existe a possibilidade de deletar seu blog. As opções desta parte podem ser alteradas, bastando preencher os quadros e salvar as mudanças (salvar definições).

. Publicação - mostra e configura o local de publicação do seu blog.

No início desta seção, você tem a opção de alterar a hospedagem do seu blog. Isso será possível se você tiver um domínio e servidor seu para fazer esta hospedagem.

1 - Endereço: Se escolheu, na criação, hospedar na blogspot, abaixo aparecerá o endereço. Caso alteres este endereço, o endereço antigo deixa de existir e poderá ser usado por outras pessoas.

2 - Enviar Pings: marque sim para que seu blog envie dados para sítios de monitoração de atualização de blogs.


. Formatação - aqui é necessário mexer. Trata-se do formato de apresentação do seu blog.

1 - Mostrar : determina quantos dias ou posts aparecem na página inicial de seu blog.

2 - Formato da Data : determina o formato da data que vai aparecer nos seus posts

3 - Formato da Data do Arquivo: determina o formato do link para o arquivo. Cuide para escolher uma opção de acordo com a freqüência com que pretende arquivar.

4 - Formato da Data e Hora: escolha o formato da hora que aparecerá na base da postagem.

5 - Fuso Horário: escolha o seu fuso horário. No caso do Rio Grande do Sul, -3, Brasília Time.

* em relação aos itens 6 e 7: caso o seu blog já tenha sido iniciado e a acentuação está correta, não mexa nas configurações dos itens 6 e 6b. Nos blogs hospedados no blogspot não vai aparecer o item 6b.

6 - Idioma: escolha a linguagem em que o blog será escrito.

6b - Codificação: aqui se determina a forma de codificação para que a página mostre os caracteres corretos da língua. No caso de ter escolhido português, escolha neste quadro: Western (ISO-8859-1)

7- Converter quebras de linha: marque sim para que ao usar a tecla Enter (<--') o editor configure uma troca de linha. 8 - Mostrar Título: marque sim para exibir um espaço no editor onde vai o título da postagem.

9 - Mostrar Link: marque sim se quiser que abaixo do espaço de título apareça um segundo espaço onde poderá ser colocado um endereço linkado ao título.

10 - Habilitar alinhamento flutuante: Marque sim para permitir ajustes no alinhamento de imagens. Marque não se tiver problemas com a aparência das postagens.

Ao terminar clique em Salvar Definições.


. Comentários

1 - Comentários: marque Mostrar para mostrar o link de comentários e os comentários feitos. Dica: uma das grandes possibilidades de um blog é a formação de rede que se dá por meio dos comentários e dos links entre blogs. Não esconda os seus comentários :)

2 - Quem pode comentar? Dica: marque "qualquer um", pelo mesmo motivo acima e, também, para facilitar a manutenção do blog. É melhor e mais fácil excluir um comentário ofensivo do que limitar a sua audiência.

3 - Padrão de Comentários: Marque "novas postagens têm comentários".

4 - Links de Retorno: Os links de retorno ficam no final de cada postagem, em geral depois dos comentários. Se marcar sim o blogger vai relacionar as postagens de outros blogueiros que estão linkando a sua postagem.

5 - Padrão de Links de Retorno: marque "novas postagens têm links de retorno".

6 - Formato da Data e Hora: Escolha o formato da data e hora que vai aparecer nos seus comentários. Dica: escolha um que mencione a data e não somente a hora.

7 - Mostrar Comentários em Janela Pop-Up: determina se os comentários serão exibidos numa janela grande ou numa janela menor, sobreposta. Lembre que muitos computadores bloqueiam as janelas pop-up.

8 - Ativar Moderação de Comentários: ativando a moderação (sim), cada comentário feito necessitará a sua aprovação para aparecer no blog. Dica: é mais fácil eliminar um comentário indesejado do que ter de aprovar cada um.

9 - Exibir uma confirmação de palavras: marcando sim, os seus leitores terão de preencher uma confirmação para postar comentários. Isso auxilia para prevenir o spam, porém é mais uma coisa a preencher ao comentar.

10 - Mostrar Imagem de Perfil nos Comentários: Mostra a foto de quem está comentando, se esta pessoal tem perfil no blogger e se este está compartilhado.

11 - Endereço de Notificação dos Comentários: preencha com seu email para receber os comentários feitos no blog.

Ao terminar clique em Salvar Definições.


. Arquivamento

1 - Freqüência: determine com que freqüência vai arquivar as suas postagens. Isso depende da quantidade que você pretende postar e pode ser modificado depois.

2 - Ativar páginas de postagem: marque sim para que cada postagem tenha uma página dedicada.

Ao terminar clique em Salvar Definições.

. Site Feed

Por padrão, o Feed está no modo básico, clique em alternar para modo avançado se quiser configurar neste modo. Dica: use se desejar exibir de forma diferenciada os feeds de postagens e comentários, por exemplo.

Modo Básico:

1 - Permitir Feed: marque completa para distribuir todo o conteúdo, curtas para distribuir apenas o cabeçalho e nenhuma para não distribuir o conteúdo do blog. Dica: use a distribuição completa que beneficiará os seus leitores que usam agregadores tipo o bloglines.

2 - Rodapé do Feed: se quiser, use para colocar uma mensagem que aparecerá no final do Feed.

Modo Avançado: detalha a exibição dos feeds de postagens e comentários.

Ao terminar clique em Salvar Definições.


. Email

Blog Send: coloque no quadro um endereço de email para o qual todas as postagens serão mandadas. Dica: não use este recurso.

Mail to Blogger: preencha com uma palavra secreta para poder usar aquele endereço completo para postar por email e marque o quadrinho Publicar. Pode-se usar este email para publicar a partir de telefones móveis.

Ao terminar clique em Salvar Definições.


. Permissões:
Aqui você pode manejar os Autores e Leitores do seu blog.

Autores: Para adicionar outros participantes no seu blog, clique em Adicionar Autores e coloque seus endereços na caixa de texto colocar seus emails e digitar uma breve mensagem. Eles devem aceitar o convite que receberão e se cadastrar para poder postar no seu blog.

Leitores: determina quem poderá visualizar o seu blog. Dica: mantenha-o público >> qualquer pessoa.

3 comentários:

Thaís S. F. Bozzetto disse...

Gostei muito de trabalhar com o bloger Acho de fácil uso e atualização.
Thaís bozzetto

Anônimo disse...

yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyttttttttyytty

h. aires disse...

y

Colaboradores

Creative Commons License Exemplo de referência para usar conteúdo deste blog:

COSTA, Iris ; GUTIERREZ, Suzana ; SILVA, Mara. Oficina de Blogs na Educação do Curso de Especialização em Informática na Educação - turma B. Porto Alegre: UFRGS, 2007. Disponível em http://proa17b.blogspot.com. Acesso em 17 mai 2007.