Atividades da Semana 2

Período de 04/06/2007 à 11/06/2007.

Imaginem que vocês começaram a trabalhar com blogs e/ou wikis com seus alunos. O problema é que são pessoas muito atarefadas e não tem muito tempo, mas precisam ler as novas postagens feitas pelos alunos para comentar.

Como fazer para acompanhar o trabalho dos alunos sem ter que entrar em cada um dos endereços para verificar se os alunos realmente atualizaram o blog ou postaram coisas novas no wiki?

Para facilitar a vida de todos nós existe a tecnologia RSS.

É cada vez mais comum encontrar sites que possuem pequenas figuras (geralmente na cor laranja) com os dizeres "RSS", "XML" ou "Atom", como mostram as imagens abaixo. Note que a última figura embaixo e à direita não tem nada escrito, mas tem a mesma finalidade das demais: indicar que, naquele site, é possível utilizar feeds RSS.


Graças a esse recurso, é possível aos sites divulgarem, automaticamente, novos conteúdos de uma maneira cômoda aos usuários.

Vamos tentar entender o que o RSS faz e como funciona?

A sigla RSS tem mais de um significado. Alguns a chamam de:

* RDF Site Summary, outros a denominam
* Really Simple Syndication ou ainda os que a definem como
* Rich Site Summary.

RSS é um recurso desenvolvido em XML que permite aos responsáveis por sites, wikis e blogs divulgarem novas notícias ou novidades publicadas . Para isso, o link e o resumo daquela notícia (ou a notícia na íntegra) é armazenado em um arquivo de extensão .xml, .rss ou .rdf . Esse arquivo é conhecido como feed (é um endereço ou url). Este feed, adicionado à um leitor/agregador de conteúdo é decodificado e mostrado como uma página normal. Assim, adicionando diversos feeds ao meu leitor/agregador poderei ler o conteúdo de todos estes blogs e sites sem ter de acessá-los diretamente.

Vamos aprender mais um pouco seguindo as tarefas abaixo:

E, para conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do seu blog, navegue pela:

Referências:

O material destas atividades foi adaptado de:

Tecnologia RSS - Profª Iris
Bloglines - Proª Iris
Como criar um blog - Profª Suzana
Tópicos sobre agregação e distribuição de conteúdo - Profª Suzana

5 comentários:

Rosângela Menta Mello disse...

Muito legal, sempre tive um pouco de dúvida sobre os rss, estou gostando muito do curso, quero aproveitar e deixar o endereço do meu blog para este módulo.
http://oficinablogrosangelamenta.blogspot.com/

JUCELA disse...

Olá Pessoal descobri o Blogline. Este é o meu endereço:http://www.bloglines.com/blog/JUCELA

Unknown disse...

Prof, dei uma olhadinha na tabela para acompanhar as atividades realizadas e percebi que a atividade 4 e 7, estão como fora do prazo, no entanto as realizei no último dia do prazo 11/06. Ou esse dia não conta

Iris disse...

Oi, Cristiane

Já arrumei. Acho que me passei na verificação da data.
Estás à mil!
Abra@os, Iris

Iris disse...

Olá, Jucela

Coloca lá no teu blog a atividade em que solicitamos que socializasses o teu nome de usuário do Bloglines e aproveita e agrega nele os blogs dos teus colegas. Não sei se já o fizeste porque quando tento acessar teu endereço consta que A conta deste usuário é privada.
Abra@os, Iris

Colaboradores

Creative Commons License Exemplo de referência para usar conteúdo deste blog:

COSTA, Iris ; GUTIERREZ, Suzana ; SILVA, Mara. Oficina de Blogs na Educação do Curso de Especialização em Informática na Educação - turma B. Porto Alegre: UFRGS, 2007. Disponível em http://proa17b.blogspot.com. Acesso em 17 mai 2007.