proa17/5

O Bloglines

O Bloglines é um aplicativo agregador/leitor de conteúdo.
Na imagem abaixo vemos uma lista de feeds de sites e blogs que foram agregados no Bloglines:

* clique na imagem para ver em tamanho maior

Na barra da esquerda vemos a lista dos sítios (sites/blogs) que agregamos. Os feeds que ainda não lemos aparecerão sinalizados em negrito (exatamente como um email ainda não lido).

À direita é a janela de visualização do conteúdo de cada blog (feed). Na figura acima, vemos as últimas postagens do blog que está sinalizado.

Agora, vamos nos inscrever no Bloglines. Antes de iniciar, assista esta animação. Depois, siga o caminho abaixo para realizar a sua inscrição. Na dúvida, volte à consultar a animação.

.: entre em http://www.bloglines.com e clique em no link Inscreva-se Agora , bem no centro da página.

.: preencha o cadastro clicando depois em REGISTRAR. Observações: seu login para entrar no bloglines é o seu email; nossa zona de tempo é -3.

.: se tudo correr bem aparecerá um aviso: Você está registrado no Bloglines. Em breve você receberá um e-mail de confirmação. Responda a esse e-mail e estará registrado por completo.

Consulte seu email, localize a mensagem e clique no link de validação de email. Na página que aparecer não é preciso se inscrever em nada do que está proposto. Você já pode usar o seu bloglines.

.: comece clicando em Conta (acima, à direita) e preencha os demais dados de sua inscrição. Neste espaço você tem a opção de criar um blog, de editar o seu perfil e de configurar como os seus feeds (páginas que vai ler) vão funcionar.

Na disciplina não iremos usar o blog do bloglines, pois estamos usando o blog do blogger. Assim mesmo, precisamos criar um nome de usuário que será usado para outras coisas.

Então, no seu bloglines, entre no link Conta/ Configurações de Blog, e escolha um nome de usuário (uma só palavra, em minúsculas, sem acentos, apenas letras e números, evite o "ç") e marque sim publicar meu blog e yes, publish my blogroll.

Você terá dois endereços públicos (páginas que qualquer um pode acessar) para compartilhar:

a) endereço de um blog no bloglines:
http://www.bloglines.com/blog/seunomedeusuario

b) endereço de suas leituras (blogs que você cadastrou para ler):
http://www.bloglines.com/public/seunomedeusuario

(o endereço "b" será usado na próxima atividade)

.: para mostrar que chegou até aqui, capture a imagem de sua tela do bloglines e publique no seu blog, juntamente com o seu nome de usuário.



Navegação
..... voltar às atividades da Semana 2
..... ir para a proa17/4
..... ir para proa17/6
..... ir para proa17/7

4 comentários:

Beatriz disse...

Prof. Su: não consegui ver a animação, aparece o endereço do site mas não chega a abrir.Mesmo assim, fiz o registro no bloglines e vou publicar no blog.

Neura disse...

Prof. Iris,
No bloglines não consigo avançar na página em que tem que entrar em conta/configurações de blog, dá uma mensagem de erro e para por aí. O que devo fazer?
Grata.
Neura

Iris disse...

Olá, Beatriz

A animação é em flash e pode demorar um pouco.
Penso que talvez não tenhas instalado no teu computador o plugin necessário para visualizar a animação. Se usas o Firefox, vai até este endereço e tenta baixá-lo. Caso uses o Internet Explorer vai até este aqui.
Boa sorte!
Abra@os, Iris

Iris disse...

Olá, Neura

Quem sabe esta mensagem de erro ocorre porque já tem alguém cadastrado no bloglines com este nome de usuário. Tenta abrir a conta com NeuraMF. Quem sabe dá certo.
Se não der, avisa e tenta copiar o que a mensagem de erro diz exatamente, combinado?
Abra@os, Iris

Colaboradores

Creative Commons License Exemplo de referência para usar conteúdo deste blog:

COSTA, Iris ; GUTIERREZ, Suzana ; SILVA, Mara. Oficina de Blogs na Educação do Curso de Especialização em Informática na Educação - turma B. Porto Alegre: UFRGS, 2007. Disponível em http://proa17b.blogspot.com. Acesso em 17 mai 2007.