Blogroll

Este é um de nossos desafios opcionais.

Usando o bloglines é possível colocar um blogroll (uma lista de links) no seu blog. A diferença é que esta lista mostrará uma de suas pastas (ou todas as pastas de seu bloglines) e se atualizará sempre que você adicionar um blog àquela pasta.

1 - Para criar este blogroll, entre no no bloglines, clique em iniciar sessão, coloque seu nome de usuário (email) e senha e clique em iniciar sessão. Clique em Feeds

2 - Na barra da esquerda do bloglines, bem no final, clique no link Compartilhar. vai aparecer uma janela como esta:



3 - Se você fez a última parte da atividade proa17/5, seu nome de usário vai aparecer na janela (como o "su" acima). Se não aparecer, faça a última parte da atividade proa17/5 e depois retorne.

No segundo campo, você indica a pasta de links que quer mostrar. Se deixar em branco, vai mostrar todas as tuas subscrições públicas (blogs adicionados).

No terceiro campo, indique a forma como deseja que abra a janela quando alguém clicar num link do seu blogroll:
  • deixe em branco: se quiser que abra na mesma janela
  • digite: _blank , se desejar que abra numa nova janela.

Clique em Gerar HTML.

Vai ser gerado um código com a seguinte aparência:




Onde os itens em vermelho mostram o seu nome de usuário e a pasta, se você escolheu mostrar uma determinada pasta.

4 - Copie o código gerado para colocar no seu blog.

5 - Entre no blogger, faça o login e entre no Modelo de seu blog. Clique em Elemantos da página e depois em adicionar elemento de página na barra lateral do blog.

6 - Escolha a opção HTML / Javascript e clique em adicionar ao blog.

7 - vai aparecer uma janela assim:



Onde em título você colocará o título de seu blogroll (lista de links). No campo maior, cole o código copiado no item 4 desta atividade. Cuide para que esteja completo. Finalize clicando em salvar alterações.

8 - Voltando aos Elementos da Página, localize o seu blogroll e arraste-o para a posição desejada (se estiver deslocado). Termine clicando em SALVAR.

Sempre que você adicionar um blog ao seu bloglines ele automaticamente aparecerá no blogroll de seu blog. Um exemplo de blogroll construído desta forma é o que está no blog da disciplina, Turma B.

2 comentários:

Unknown disse...

Profs, este recurso já utilizei no Blog principal, Xeretando descobri esta possibilidade, só não sabia que na medida em que acrescento um novo Blog ela vai automaticamente para a lista.

Iris disse...

Olá, Cristiane

Esta é a vantagem. Não precisas mais editar teu blog para acrescentar novos links. Basta acrescentares um blog ou wiki no teu Bloglines e ele aparecerá imediatamente no blogroll que agora incluíste no teu blog.
Percebeste que foi isso que usamos no blog do curso. Já pensou incluir aquela lista imensa de links um a um?
Abra@os, Iris

Colaboradores

Creative Commons License Exemplo de referência para usar conteúdo deste blog:

COSTA, Iris ; GUTIERREZ, Suzana ; SILVA, Mara. Oficina de Blogs na Educação do Curso de Especialização em Informática na Educação - turma B. Porto Alegre: UFRGS, 2007. Disponível em http://proa17b.blogspot.com. Acesso em 17 mai 2007.