Clip / Blog - no bloglines

Como usar as possibilidades do bloglines de Clipar e Blogar as postagens que estamos lendo.

No bloglines, quando estiveres visualizando um blog na janela da direita, no rodapé de cada postagem aparece o seguinte:

  • Publicado em: .......
  • Atualizado .........
  • Enviar por E-mail
  • Criar clip/blog
Clicando em Criar Clip/Blog, você poderá:

a) postar o link daquela postagem no blog do bloglines acrescido de seus comentários:

Clique em Clip/Blog, vai abrir uma janela com o link da postagem (URL: ...). Acrescente seus comentários e/ou copie e cole parte da postagem. Formate usando as ferramentas da barra superior. Clique em Publicar em Blog. Esta postagem vai aparecer publicada em http://www.bloglines.com/blog/seunomedeusuario/ e você pode vê-la, também, clicando na aba Blog do seu bloglines.

b) guardar o link daquela postagem com seus comentários numa pasta de clippings*:



* clique na imagem e aproxime o mouse dos quadros para ler as explicações.

Clique em Clip/Blog, vai abrir uma janela com o link da postagem (URL: ...). Acrescente seus comentários e/ou cole parte da postagem que deseja guardar. Formate usando as ferramentas da barra supeiror. Selecione a Pasta de Clippings na caixa de texto (podes criar pastas de clippings por assunto, clicando em nova pasta). Você poderá acessar os seus textos guardados, clicando na aba Clippings do seu bloglines. Estes recortes de texto, comentários e observações estarão acessíveis somente para você. É muito útil para classificar e guardar aquilo que lhe interessa para futura leitura/consulta.

Esta ferramenta poderá ser bastante útil na observação dos blogs das colegas, na preservação de postagens de dicas, recursos e ferramentas. Poderão ser classificadas e guardadas referências e seus comentários sobre as postagens clipadas. Poderá, também, ser feita uma classificação usando o nome de colegas, de grupos.

*clipping é um termo usado pelo jornalismo para designar trechos de notícias / textos relativos à um tema.

Foto dos meus clippings:

Na metade esquerda as pastas (classificações) que criei. O lado direito exibe o clip selecionado.


* clique na imagem para ver em tamanho maior

Na barra da esquerda as minhas pastas de clippings. Uma delas está aberta exibindo os textos guardados. Um deles está selecionado e exibido na janela da direita.

Um comentário:

Rosângela - Blogando e Flogando pela educação disse...

OLá, pessoal!
Estou tentando usar das várias possibilidades para colocar no blog do grupo. (elemento de página)
Porém, gostaria de saber:
como coloco nº de visitantes, calendário, feed para o blog(tentei não consegui) e recados (colocando uma imagem para o link).
Quem puder me ajudar...
Agradeço, desde já.

Colaboradores

Creative Commons License Exemplo de referência para usar conteúdo deste blog:

COSTA, Iris ; GUTIERREZ, Suzana ; SILVA, Mara. Oficina de Blogs na Educação do Curso de Especialização em Informática na Educação - turma B. Porto Alegre: UFRGS, 2007. Disponível em http://proa17b.blogspot.com. Acesso em 17 mai 2007.